INAUGURAÇÃO DO PRIMEIRO NÚCLEO DE TELEMEDICINA E TELESSAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO DO PAÍS

 

Rute inaugura três unidades de telemedicina nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Brasília
Qualificada como uma das melhores práticas em telemedicina científica pela Organização PanAmericana de Saúde e pela Organizaçaão Mundial de Saúde, a rede que integra hospitais universitários e de ensino brasileiros passará a ter 118 unidades operacionais

Na próxima terça, dia 29/9, serão inauguradas três novas unidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados serão o Hospital Sarah Lago Norte – Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, em Brasília (DF); a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais de Irmã Dulce, em Salvador (BA).

A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para às 10h30 (horário de Brasília), terá transmissão por videoconferência. O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, conduzirá o evento, que terá início no Hospital Santo Antônio, com a participação da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e também sobrinha da beata santificada, Maria Rita Pontes. Também estará acompanhando a cerimônia, a presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Lucia Villadino Braga.

Haverá transmissão por videoconferência e, para participar, os membros Rute deverão acessar a sala virtual 0880 da MCU, chamada a 512Kbps, gatekeeper padrão RNP.

Com as próximas três inaugurações, a Rute passará a ter 118 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão, monitoramento, acompanhamento e avaliação.
                                                          
Entre outros objetivos, a Rute integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através  da   Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.  Atualmente, a Rute possui 55 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.

SOBRE A RNP - Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial da RNP, que conta também com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença nas 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Fonte: Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)/RNP



 

                                                                                  CONVITE




Comentários